inútil exceção decimal

Um fato que me entristece é que eu não uso relógio de pulso. Um: incapacidade de conviver pacificamente com algo pesando num braço (ou em só um dos braços, o problema é de equilíbrio, ok?). Dois: desnecessidade de facilitar a vida das minhas compulsões (o celular ao menos vai no bolso, sendo necessário tirá-lo dali pra consultar a hora a cada cinco ou dez minutos, o que é consideravelmente mais desconfortável e desestimulante do que simplesmente olhar para o braço).
A única coisa que me obrigaria a uma mudança de comportamento automática e permanente sobre esse assunto seria a concretização do meu projeto de relógio decimal. O nome é auto-explicativo. Se meus cálculos não estiverem muito errados, a cada cinco dias ele entraria, por um e somente por um instante preciso, em sincronia perfeita com os outros relógios (ia dizer “do mesmo fuso”, mas a noção de fuso horário precisa ser revista pra esse caso).
Por enquanto, esbarro no meu total desconhecimento técnico e motor pra fabricar sozinho a engenhoca nas suas devidas minúcias e com um mínimo de qualidade (não basta só funcionar, tem que ser BONITO). Como não tenho nenhum amigo relojoeiro que me quebre esse galho, tento reunir coragem (uma mescla de retórica e mise-en-scène) pra entrar numa relojoaria e explicar seriamente o meu projeto (esse tipo de assunto tem que ser tratado com toda a seriedade possível, pra que faça sentido). E sigo sem relógio, só imaginando o dia em que alguém, depois de me perguntar as horas, dissesse: “mas esse relógio tá errado!”. Aí sim eu poderia mostrar meu braço e comentar: “ah, desculpa, é que meu relógio marca as horas sobre dez”.
Seria pura poesia. A própria sagração do Eu, diria Manoel de Barros, o mestre das coisas inúteis.

Deixe um comentário

